Marcadores - tons de cinza

Caneta marcador 4 (40%) ponta grossa
Caneta marcador 4 (40%) ponta fina.
Aqui as 2 pontas da caneta.

Para os rabiscadores...

Não sou um artista consagrado e nem cheio de técnicas mirabolantes mas vou comentar um pouco sobre minha experiência (ou tortura) com canetas marcador. Vou me limitar aos tons de cinza.
Alias não sei se é correto o termo "limitar" já que a combinação de 2 ou 3 tons já da um resultado impressionante. Os tons de cinza podem ter uma variação pequena de tonalidade de uma marca para outra mas nada alarmante. Eu conheço a diferenciação deles de duas formas ou em % ou numeração de 1 a 10. Essa porcentagem equivale a quantidade da cor preto no marcador. 
Eu comprei 4 tons. Do 1 ao 4 (ou 10% a 40%). Os marcadores vem com 02 pontas uma similar a das canetas "piloto" aquelas que se usam em quadros brancos de escola. E a outra ponta já é fina.
Dependendo do desenho você pode simular um trabalho a grafite daqueles com lápis 6B, porém com a vantagem de não borrar e a desvantagem de não poder apagar (claro que tudo tem seu preço).
Abaixo algumas imagens das canetas que comprei.
Mas o que ela tem de diferente de uma canetinha normal ? As canetinhas convencionais quando você passa a caneta no mesmo lugar do desenho 2 vezes ela fica manchada. Por exemplo, você pinta uma nuvem de azul. se passar a canetinha azul 2 vezes no mesmo lugar o desenho fica com um tom azul mais escuro do que você tinha em mente já com uma caneta marcador isso não acontece.
Agora a má notícia. Paguei R$ 18,00 em CADA caneta. Realmente muito caro mesmo pra uma caneta importada (para o meu bolso pelo menos). Mas pra quem gosta e quer conhecer novos materiais fica ai a dica. Não foi exatamente um tutorial. Eu quis apenas mostrar um pouco dos materiais que estou utilizando atualmente.

Abraços a todos!
Share this article :

2 comentários:

!!Wizard!! disse...

Ola, Primeiramente devo parabeniza-lo pelos desenhos, e pelo incrivel blog, Fiquei enteressado pelos Marcadores da ProMarker, porem, não acho em nenhum lugar a não ser no mercado livre, gostaria de saber se você comprou as marcadores em um papelaria qualquer ou em uma loja especializada ou algo do tipo. Parabens novamente, Aguardando

LUIS ANDRÉ disse...

Olá Wizard,

Os marcadores tem de várias marcas. tente procurar como Marker, Gray Marker... Como são importados (os melhores) tem gente que comercializa "in english". Talvez você encontre em lojas de material de arquitetura ou designer.

 

Rabiscando na Prancheta Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger